História

A Quinta do Ribeiro é uma propriedade agrícola localizada na freguesia de Sarzedo, concelho de Arganil. Pertenceu, durante séculos, à Família “Neves”. Em 1980 foi adquirida pela família “Gonçalves”, que aí fixou residência e reiniciou actividades agrícolas em 1981.

Actualmente a Quinta do Ribeiro conjuga a existência de dois rebanhos de caprinos; um rebanho de ovinos; algum olival; árvores florestais e de fruto dispersas pela quinta; uma horta onde se produzem principalmente frutos do bosque (amoras, framboesas, morangos, mirtilos, etc.) e legumes (sobretudo abóboras), com uma queijaria Tradicional que transforma o leite em queijos frescos, curados e requeijões e os frutos e legumes em doces, compotas, geleias e marmeladas.

E tudo principiou há 30 anos quando após a aquisição da Quinta do Ribeiro os actuais proprietários se mudaram trazendo consigo 2 cabras. Depois cultivaram uma horta e compraram uma ovelha… Mas, antes disso, perde-se no tempo a conta às gerações de antepassados dos “Gonçalves” que na Serra do Açor se tinham dedicado aos afazeres da terra, do gado e dos queijos...